quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Lixo: transformando chorume em água potável

Uma tecnologia criada no Espírito Santo vem ajudando um aterro sanitário a transformar chorume - líquido que resulta da decomposição de lixo - em água limpa, no município de Cariacica, na Grande Vitória. De acordo com os responsáveis pelo projeto, o processo de purificação do líquido é rápido se comparado a outros, durando cerca de 30 minutos. Com a utilização de  métodos diferentes, esse tempo pode ser ampliado consideravelmente, chegando a uma semana. A água limpa que é resultado do processo não serve para consumo humano, mas pode ser usada para lavara estradas ou regar jardins, por exemplo.
De acordo com o empresário Poy Ramos, o tratamento deste produto é importante para garantir a preservação do meio ambiente, que pode ser prejudicado caso o chorume seja derramado. "Pode contaminar o lençol freático, de onde vem praticamente toda a água utilizada para consumo humano, bem como contaminar os rios, provocando a mortandade dos peixes e de outros seres vivos que ali vivem", explicou.
O processo começa com a chegada do lixo ao aterro, que recebe mensalmente uma média de 12 mil toneladas de resíduos por dia provenientes de Vitória, Cariacica, Viana, Serra e outros municípios do estado. A princípio, a carga é pesada e lavada para uma outra área. "A partir de três ou quatro horas depois do recebimento, dependendo se é dia de sol ou de chuva, o resíduo já pode liberar chorume", disse o engenheiro químico, Magmir Soares. Por dia, esse total de materiais descartados geram cerca de 135 mil litros de chorume.
Para poder recolher o produto, é preciso de um sistema de engenharia. Em um primeiro momento, é realizada uma escavação seguida pela compactação da terra. Depois, uma manta hipermeável é colocada no local e, sobre ela, o lixo é despejado. Com a utilização de uma tubulação, o chorume é drenado e conduzido até tanques.

Lá, ele recebe três produtos químicos e é levado para outro tanque, onde passa por um processo eletromagnético. "Placas de ferro são mergulhadas, por onde é transmitida uma corrente elétrica que provoca a dissociação das moléculas, fazendo com que todos os contaminadores do chorume possam ser retirados. Depois que a corrente elétrica atravessa o chorume, 5% dele viram lodo e os 95% são água que pode ser reutilizada", esclareceu o empresário Poy.
Por dia, aterro sanitário gera cerca de 135 mil litros de chorume (Foto: Reprodução/TV Gazeta)
A água que fica ainda passa por três filtros até ficar limpa. Depois de tratada, o líquido fica livre de contaminação e pode ser utilizada para diversos fins, como molhar estradas de chão, regar jardins e regar maquinários. "Pode ser usada para contato primário com o ser humano. Só não está boa para beber ou tomar banho, por exemplo", concluiu Poy Ramos.
* Com colaboração de César Fernandes, da TV Gazeta
fonte: http://g1.globo.com/espirito-santo/noticia/2014/10/tecnologia-criada-no-es-transforma-chorume-em-agua-limpa.html

Nenhum comentário: